Bateria estufada dos dispositivos Surface – Causas, consequências e como evitar

Identificar a bateria estufada do seu dispositivo Surface é extremamente necessário para evitar sérias consequências para o dispositivo e principalmente para o usuário.
Muitos usuários percebem o problema, mas continuam usando os equipamentos sem atentar aos riscos. Riscos, inclusive, que você não precisa correr!

bateria estufada
As causas do estufamento da bateria
As baterias dos aparelhos da linha Microsoft Surface, por serem desenvolvidas com íons de lítio (Li-Ion), possuem maior capacidade de armazenagem de energia e maior vida útil que as baterias de hidreto metálico de níquel (Ni-MH) que, apesar de ultrapassadas continuam disponíveis no mercado.

Esse tipo de bateria pode estufar pela expansão dos componentes resultante da oxidação gerada pelo contato do composto químico Li-Ion com o oxigênio quando o aparelho é exposto à altas temperaturas. Como também, por sofrer alterações no formato pelo uso de um carregador não original, por defeitos de fabricação e pelo formato das células de bateria.

São diversos os formatos das células de bateria, sendo o mais comum o cilíndrico, que é mais resistente às pressões causadas pelo superaquecimento, carregamento incorreto ou sobrecarga em relação ao formato retangular utilizado nos smartphones, tablets e notebooks Microsoft Surface que tem menor resistência para a blindagem e apresenta maior vulnerabilidade aos problemas de estufamento.
As consequências de uma bateria estufada
Danificar o dispositivo
A bateria estufada pode causar o desligamento momentâneo de smartphones, tablets e notebooks, que além desse desligamento repentino por conta do vazamento do composto químico, pode danificar componentes como teclado e placas entre outros.
Causar acidentes graves
A bateria estufada pode ocasionar reações químicas que levam à explosão do aparelho. Um grave acidente que pode causar queimaduras graves ou até a morte, principalmente em usuários de smartphones.

Uma recomendação que inibe a ocorrência de acidentes graves e salva vidas, que poucos usuários dão a devida atenção, é nunca utilizar o dispositivo ligado à tomada para evitar sobrecargas de energia.
Como evitar o estufamento da bateria do seu Surface?
Nunca use o smartphone ou tablet enquanto estiver conectado à uma fonte de energia para não superaquecer a bateria por ter que alimentar o processador e a tela durante a recarga;
Faça várias curtas recargas durante o dia para evitar que a célula trabalhe com extremos de energia;
Carregar seu dispositivo em locais com variação de tensão e não utilizar um carregador original ou certificado, além de estufarem a bateria comprometem sua vida útil;
Não exponha seu aparelho ao sol por um período prolongado. O calor excessivo promove reações químicas que dilatam as células e causam fissuras em sua blindagem por onde o lítio entra em contato com o oxigênio;
Evite o superaquecimento realizando limpezas frequentes com um pano seco e limpo, sem aplicar produtos químicos que podem danificar a tela.
Atenção: Ao perceber que seu aparelho está superaquecido, desligue e só religue após resfriar por completo.
A bateria estufou e o seu smartphone, tablet ou notebook Microsoft Surface está esquentando de forma contínua e rotineira?
Não corra riscos!
Troque sua bateria estufada ainda hoje por uma bateria nova. É muito mais barato do que ter que comprar um Surface novo.

Supertec – Assistência Técnica Especializada em Equipamentos Microsoft Surface

Open chat